domingo, 25 de abril de 2010

Eric S. Raymond



Estamos lendo em aula o documento famoso produzido por Eric S. Raymond, chamado How To Become A Hacker, que apresenta uma série de skills necessárias para se tornar um grande entendedor de informática de um modo geral. Inclusive o próprio domínio do inglês é apontado como um pré-requisito, já que esta é a língua franca da informática. Aqui está o link:


http://catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html

Raymond é, além de manter este documento e o Jargon File (do qual eu falei em um post passado), é um defensor do software livre. Ele mantém em sua página, http://catb.org/~esr/, dezenas de artigos e ensaios sobre assuntos diversos de software, internet e cultura geral, na área chamada Essays.

Recomendo aqui, como uma leitura leve dele, um texto escrito em 97 sobre 5 mitos que temos sobre o futuro das Mídias eletrônicas, que ainda se mostra bem atual:

http://catb.org/~esr/writings/fivemyths.html




E pela boa prática de sempre checar assuntos e pessoas na wikipedia, aqui vai o seu verbete em inglês:http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_S._Raymond



Este material é todo extra, portanto provavelmente não os levarei até a sala de aula além do How to Become a Hacker. Mas fica aqui, como sugestão de reflexão, umas perguntas para vocês me responderem por e-mail ou via comentários caso vocês queiram exercitar:

1- Would you develop open-source software? Why, or why not?

2- Tell me a bit about the importance of open-source software in today's society. How important is it for the Information Technology area?

3- By what you read about Eric Raymond, what is his importance and his role in the hacker/open-source community?

4- What do you think: is Raymond a lunatic or a visionary?


Para facilitar o trabalho e poupar tempo na hora de 'decifrar' os textos, lembrem-se de usar ferramentas e dicionários, como o Google Translator: http://translate.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores